segunda-feira, 19 de abril de 2010

Se mata

O que diferencia um ser humano de uma máquina? Ambos são capazes de realizar movimentos e ações mecânicas, ambos demandam uma certa manutenção, recursos básicos para manter o bom funcionamento. Alimentar um de comida, outro de eletricidade, boa lubrificação de um, um banho periódico no outro, reposição de peças em um, uma noite bem dormida para o outro. Ao longo da história da sociedade de classes milhões e milhões de seres humanos foram reduzidos à condição de animais de carga (e quem nos deu direito de escravizar os animais?) ou de máquinas. Uma minoria apropriou-se do que era necessário para produzirmos o que nos é importante e, através da violência, obrigo à maioria a trabalhar como escravos.

O que será que busca da vida o ascensorista cuja única função é apertar os botões do elevador? E a empregada doméstica que limpa o chão da sua casa e cuja jornada de trabalho é maior que qualquer outro trabalhador na atualidade, trabalhando na maioria das vezes das 06 às 18h, quando não é obrigada a dormir no local de trabalho e ser escrava 24h por dia? E o secretário, ocupando-se de burocracias intermináveis? O operador de máquina, apertando esse ou aquele botão, colocando insumos, menos que uma máquina, um serviçal para ela?

Seres que não trabalham para viver, mas vivem para trabalhar. A função deles é ser útil para outras pessoas que se beneficiam de sua escravidão. Ganham o suficiente apenas para manterem-se vivas e em condições (mínimas) para continuarem escravos. O dono de escravos moderno, ao invés de ter sua própria senzala e todo o trabalho logístico de alimentar e vestir seus escravos, dá a ele apenas uma ajuda de custo e ele que vá atrás de suas necessidades, se degladeie atrás de promoções, se enforque em prestações dos cartões das lojas de departamento.

Por que eles vivem? Para os outros. Qual sua motivação? A fome no estômago? A esperança religiosa? Ideologias finamente desenhadas para manter o escravo trabalhando (como a idéia de que "só o trabalho liberta")? Ou o simples ato de não pensar a respeito de tal situação? Todos esses aspectos são fundamentais para girar a roda do sistema escravista capitalista.

Páre para pensar. "O que faço da minha vida? Por que faço o que faço? Para que? O que eu sou ou represento para esta sociedade?"... se para todas essas perguntas não se obtiver uma resposta digna, duas opções, ou mude ou se mate. Viver para os outros não é viver. Comece a viver ou páre de fingir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom, muito bom mesmo, a verdade é essa, lavagem cerebral, como chips nos controlando, somos vacas indo pro abate.