quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Solitude


A solidão é a condição ontológica da individualidade
Repito este mantra cada vez que me sinto só
Muitas vezes
Caminhando pela rua, ao lado de alguém, no ônibus, em casa, lavando roupa, lendo, tomando banho. Tento convencer-me de que sentir-me só não somente é algo natural, como não há outra condição possível. Não deveria ser estranho ou desagradável, pois é apenas uma circunstância comum a toda criatura que entende-se individual. A primeira consequência de ser uma individualidade é, justamente, por tal motivo, estar ou sentir-se separada de tudo. Se assim não estivesse, não seria uma individualidade. Nem algo bom ou ruim, apenas uma condição. Uma "manifestação do universo experimentando suas possibilidades", li certa vez. Não que estejamos de fato sós. Somos, afinal, uma manifestação do universo, de tudo, o Todo. Mas estamos testando esta condição, essa possibilidade, dentre várias. Em outros momentos da existência podemos já haver vivenciado outras condições possíveis. Como árvores, montanhas, ondas, mesmo animais que não se percebem indivíduas. Agora nosso desafio é esse. Não um sacrifício, um castigo, uma dor, mas uma aventura, talvez. Estar só. Uma centelha de compreensões infinitas, um laboratório de sensações, impressões, reflexões, descobertas de si. "A quietude da solidão revela-lhes seu Eu-desnudo", recita Khalil Gibran. Acontece que em nosso desespero e ânsia de fuga, de nos entorpecer, criamos uma cultura avessa à solidão, ou seja, que torna as pessoas alheias a si mesmas, levando-nos a fugir de nós mesmas nos braços, bocas, vidas de outras pessoas. Escapamos de nós por meio do orgasmo do encontro com outra ser. Será assim? Por que esta ânsia por estar junto, essa inquietação por estar só? Mas, por outro lado, podemos intuir também que o próprio universo criou a individualidade por sentir-se só. Precisou dividir-se em inúmeras partes, diferenciadas, que não se sabiam ou sentiam-se as mesmas, ou parte de uma totalidade, e que então buscavam-se umas nas outras, apoiando-se, complementando-se, produzindo um prazer juntas que jamais alcançariam sozinhas. Talvez eu não tivesse essa intuição ou sugestão se não houvesse eu mesma experimentado tal estado de estar e partilhar e sentir-se junta tanto e totalmente. Chego a sentirpensar, em certos momentos talvez delirantes, que a razão mesma de existirmos é a possibilidade de estabelecermos tais relações, o que em outros momentos me parece beirar uma absurda (im)possibilidade de encontros, de conexões, completamente ou intensamente inexplicáveis, tão deliciosos, tão belos, tão realizadores e tão raros, esse sentir-se feliz por estar com alguém, não alguém qualquer, não uma felicidade qualquer, mas algo mais, algo além, algo que nos parece extrapolar a nós mesmas, chegando na outra, que desmancha nossas fronteiras individuais, sentindo a outra em nós, conosco de uma forma sem tempo e sem espaço, explodindo nossos sentidos e emoções em algo que, exageradamente, poderia nos lembrar a colisão dos átomos, liberação de energia incalculável, produção de outros elementos, outras formas, outros sentidos.
Afinal, a solidão é uma condição inevitável, total da existência, ou uma circunstância temporária, como uma diferença de pressão que movimenta de um lado frio para um quente, de um sozinho, para um acompanhado, um desamparado para um acolhido? Como um vento do mar para a praia, da praia para o mar, nessa troca de calores, superfícies, substâncias, inspirações e transpirações. 
Se assim fosse ou for, por que a maior parte da experiência existencial se dá do lado da solidão, e não da conexão? Devido ao sistema de relações humanas vigente baseado na violência e exploração entre as pessoas? Realmente não é fácil se conectar num contexto como esse, tão cheio de mágoas, feridas, agressões, dores, traumas, que nos afastam, nos repelem, nos leva a mesmo machucar-nos umas as outras... 

Que fazer? Seguir só, fazendo-se sol, seguir noite, partilhando nós...

Some Time Alone, Alone - Melody's Echo Chamber

Nenhum comentário: