terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Companheirismo (?)


Presença?
Atenção?
Dedicação?
Adequação?
Preocupação?
Ocupação?
Cuidado?
Carinho?
Atividade?
Pronta Entrega?
Pronto Atendimento?

O que é companheirismo? Um desejo? Uma sensação? Uma prática? Uma missão? Uma obrigação? Uma necessidade? Um luxo? Um privilégio? Um ideal? Uma possibilidade?

Áries - Preciso de você, agora, vem!

Touro - Tem certeza? Agora neste instante? Calma, vou já, preciso terminar algumas coisas, não sou assim tão rápida...

Gêmeos - Me explica o que tu precisas, de onde vem essa necessidade, por que você quer fazer deste jeito? Por que não de outro? Por que essa pressa? Próxima semana não seria melhor? Vamos conversar antes de resolver?

Câncer - Ei, saudades de você, vem aqui, me dá carinho, tô me sentindo triste, preciso de amor, vem me abraçar, me aquece...

Leão - Acho importante sua necessidade, mas também tenho necessidades. Vamos combinar direitinho como afinar as nossas? Vai dar certo, estou segura disso, mas precisa ser de uma forma que todas fiquem bem. 

Virgem - Me manda o cronograma, exatamente o que você precisa para a gente agendar direitinho o melhor dia de fazer cada coisa. Por escrito. 

Libra - Gosto tanto de você, vamos ficar um pouco juntas antes, durante... depois também seria incrível. Vamos nos amar? Você está tão bonita assim, intensa e transformando sua vida...

Escorpião - Não é assim que funciona. Não suporto ninguém me exigindo nada. Eu adoro ajudar, me entregar, mas com harmonia nos tempos, com cuidado. Não adianta cobrar. O que eu dou, é seu. O resto é meu. 

Sagitário - Pode ser próxima semana? Porque essa semana já tem várias coisas marcadas, várias urgências, emergências, demandas, necessidades... preciso cuidar de mim, não estou bem, preciso de ar, de água... de mar... preciso ir...

Capricórnio - Tá, tudo bem, já que é tão urgente, a gente dá um jeito. Como podemos fazer? 

Aquário - Não dá mais pra fazer? Ok, não tem problema. Não posso resolver todos os problemas nem atender a todas as necessidades. Não dou conta nem das minhas na hora "ideal", quem dirá da das outras pessoas. 

O que é companheirismo afinal? Muitas definições ou vontades possíveis...

Companheirismo seria o cotidiano de afeto e cuidado? Os gestos diários de atenção, de preocupação, de retorno, a presença ativa, a frequência afetiva intensa? A disponibilidade para acolher e apoiar na medida das possibilidades?

Ou companheirismo é uma dedicação exclusiva? Uma disponibilidade total a qualquer hora, em qualquer momento, independente do motivo, independente da urgência, chamou, chegou? Seria saber como agir como a outra pessoa gostaria que agíssemos? Ou como ela mesma agiria na mesma situação? 

O que seria companheirismo? A soma de tudo? Ou múltiplas equações possíveis? 

Certamente que não há uma definição absoluta... mas a busca constante de cada ser em atender suas necessidades desse elemento que podemos chamar, às vezes, talvez, de companheirismo...

Na cura de Territory - The Blaze 
Imagem de Mariana Caldas

Nenhum comentário: