terça-feira, 27 de maio de 2014

Psicologia pra quê?


Psicologia - estudo da psiquê, alma, mente. Ciência que busca compreender o comportamento e processos mentais/psicológicos humanos. E a partir desta compreensão, atuar e colaborar com a transformação e bem-estar das pessoas. Pelo menos determinadas perspectivas da psicologia tem esse objetivo. Estou errado? 

Se não estiver, continuemos. Diante disto, o que significa buscar o bem-estar das pessoas? Que elas possam se entender melhor, seus processos interiores e exteriores, conscientes e inconscientes, de modo a transformá-los e alcançar um estado de espírito, de ser, de presença no mundo mais saudável, realizada e realizadora? Se sim, como entender esses processos sem compreender o contexto político, histórico, social, econômico, cultural, religioso, familiar, étnico, de gênero e ecológico em que a pessoa está inserida? E este contexto não faria parte também da causa dos problemas/questões, dos processos ruins e danosos por que passam? E fazendo parte, não seria preciso, para superar o problema do indivíduo, transformá-lo e transformar este contexto que produz essas doenças, danos, mal-estar?

Contudo, hoje me deparei com uma Psicologia/Psicanálise que propunha a simples adaptação, a aceitação das coisas como elas são, o uso de subterfúgios como o segredo e a mentira para burlar os absurdos deste contexto em que vivemos, sendo conivente com ele, confirmando-o. Por uma psicologia que transforme, que emancipe, que liberte, ao invés de alienar, conformar e aceitar as coisas como elas são.

Nenhum comentário: